16 de dezembro de 2021
5 de leitura
Nossos cursos
Tecnologia como oportunidade para inserção de jovens no mercado de trabalho
22,4% dos brasileiros de 15 a 24 anos estão em situação de desemprego. Impulsionando o debate sobre quais são as reais possibilidades de carreira para esse público, a tecnologia é uma das principais.
A pesquisa “Tendências globais para o Emprego Juvenil 2020: A Tecnologia e o Futuro dos Empregos”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que 1 a cada 4 jovens brasileiros não estão estudando, trabalhando ou em treinamento profissional. O termo neet, sigla para “not currently engaged in employment, education or training” é também conhecido como “nem-nem”, representando a parcela de jovens que nem estudam, nem trabalham.
O número de “nem-nem” está previsto para alcançar a marca de 273 milhões de jovens ainda em 2021. São pessoas desencantadas com o modelo tradicional de ensino, enfrentando sozinhos o mercado de trabalho. Além disso, ainda precisam encarar as diferentes dificuldades de início de carreira como ansiedade, baixa remuneração e carreiras que se tornarão obsoletas em pouco tempo.
“Muitos jovens em todo o mundo estão desconectados da educação e do mercado de trabalho, o que pode prejudicar suas perspectivas a longo prazo, além de prejudicar o desenvolvimento socioeconômico de seu país”, afirma Sangheon Lee, Diretor do Departamento de Políticas de Emprego da OIT.
Quem nunca ouviu aquela frase “preciso de experiência para conseguir um emprego e um emprego para conseguir experiência…”. Não é de se admirar tantos jovens desacreditados com suas possibilidades do futuro. Porém, existem oportunidades crescentes e caminhos a serem trilhados, quando bem preparados para isso.
Então, quais são as oportunidades para mudar esse cenário?
Em paralelo à essa apatia, trabalhar com tecnologia é hoje uma oportunidade real para que esses jovens iniciem carreiras promissoras. O setor está em constante crescimento e já é um dos maiores no mundo. No Brasil, a perspectiva é igualmente positiva: o segmento movimenta R$494 milhões por ano e representa 6,8% do PIB brasileiro.
Nem mesmo o trabalho remoto impediu o setor de crescer em 2020, ao contrário, as vagas em tecnologia aumentaram em 1,2% durante o ano, indo na contramão do que foi enfrentado por outras áreas no mesmo período. Segundo a BrassCom, serão abertas 420 mil vagas em tecnologia até 2024, com procura crescente por esses profissionais. Com possibilidades de atuação distintas, os profissionais em tecnologia podem atuar em serviços de T.I, desenvolvimento web, de software ou mobile, além de in house e telecomunicações.
No entanto, enfrenta um problema sério para os próximos anos: seu crescimento previsto é maior do que o número de formandos e profissionais ativos para o mercado. A informação só mostra que existem mais vagas abertas do que mão de obra qualificada para ocupá-las. Assim, o déficit de profissionais pode chegar a 24 mil funcionários por ano, conforme as estimativas da própria Associação.
Para aqueles que estão desempregados, que não estudam ou ainda que estudem e trabalhem, não se encontraram de fato em suas carreiras e profissões, a tecnologia é um caminho possível. Por ser um dos mercados que mais geram oportunidades no país, capacitar e incluir profissionais mais jovens no setor é uma possibilidade para o presente e o futuro da tecnologia. É uma possibilidade real para o presente e o futuro dessa geração de jovens!
Justamente pela alta demanda, as carreiras em tecnologia estão abertas para todos os cargos, principalmente para quem planeja começar na área em nível júnior, com a média salarial de um Desenvolvedor Web Jr., por exemplo, começando em R$2.500, segundo o GlassDoor. Para conquistar essas vagas mesmo sem experiência prévia, precisam demonstrar sua aptidão e interesse por tecnologia, habilidade para resolver problemas e constante atualização nas mudanças do mercado.
Além disso, existem ainda outras características comportamentais de um profissional completo como gestão de tempo, assertividade, trabalho em equipe e lideranção. É preciso, portanto, pensar em soluções que sejam mais rápidas e eficientes, atendendo às expectativas dessas empresas e desses jovens e futuros profissionais.
Afinal, você já conhece a Resilia?
Esse é justamente o propósito da Resilia Educação. Com uma capacitação mercadológica, nosso objetivo é capacitar jovens talentos que tiveram poucas oportunidades ao longo da vida para carreiras na área de tecnologia. No certificação em Desenvolvimento Web Full Stack, os alunos aprendem a partir da metodologia autodirigida que os coloca como protagonistas de suas jornadas.
Ao final dos 6 meses, estão prontos para atender às expectativas do mercado tech. Aprendem não só as principais linguagens de programação e ferramentas usadas em T.I, como também as habilidades comportamentais para que se destaquem no mercado. Tudo o que é aprendido fará parte de suas futuras carreiras. Por isso, desde o primeiro dia, já começam a desenvolver projetos reais e conhecem profissionais reais, para aproximar ainda mais essa etapa de suas vidas. Assim, a Resilia oferece uma formação completa e 100% voltada para empregabilidade dos alunos.
As ferramentas para conquistarem uma vaga são dadas ao longo de todo o curso, mas cabe aos alunos conquistarem sua própria autonomia e sucesso profissional. É justamente por exercitarem a característica da resiliência que esses jovens profissionais encontram vagas e exercem com maestria suas carreiras promissoras no setor. Para saber mais, inscreva-se para a próxima Turma da Resilia!