10 de dezembro de 2021

de leitura

Histórias de Resiliência

Histórias de Resiliência: Renata Hortense

por

Uma atriz e um sonho de trabalhar na Globo. Como a Resilia poderia entrar nessa história? Nem sempre os caminhos são tão óbvios, às vezes coisas surpreendentes podem acontecer pelo caminho. Mas, se o objetivo for sincero — e se tiver dedicação e garra de sobra, como é o caso da Renata, essa história tem tudo para ter um final feliz! Talvez não exatamente da mesma forma que ela imaginava há 6 meses atrás, mas com certeza digna de um filme.

Formada na T6, a Renata Hortense é um exemplo de resiliência. Aprender do zero uma nova profissão, somado ao medo e insegurança que fazem parte do processo e ainda ser mãe de primeira viagem… Nada disso foi suficiente para freiar os seus objetivos! Antes de comemorar sua primeira semana no novo emprego, como Desenvolvedora JR. na Globo, ela nos concedeu essa entrevista. Confira na íntegra:

Depoimento Renata Hortense:

Primeiramente, eu me lembro de uma conversa que tive com um amigo em 2016, nas escadas do teatro onde a gente ensaiava. Esse amigo além de ator como eu, era também programador. Enquanto ele me mostrava os códigos e me contava sobre o trabalho dele, eu só lembro de dizer “Meu Deus, jamais vou entender isso, é muito complicado…”

Corta para 2020, 4 anos depois. O nascimento da minha filha trouxe o desejo de aprender algo novo, mudar de área profissional. Já não cabia mais na minha realidade aquele ritmo do trabalho como atriz e tantas outras funções que eu desempenhei ao longo dos últimos anos, como professora e especialista de intercâmbio.

Por isso, comecei a buscar possibilidades que fossem um pouco mais estáveis para esse novo momento. Vi na área de tecnologia um mercado aquecido, a possibilidade do trabalho remoto, de estar mais próxima da minha filha e além de tudo, a possibilidade de me desafiar a aprender algo do zero.

Mesmo parecendo loucura no início eu conversei com algumas amigas, mulheres que já atuavam na área. Foram elas me encorajaram bastante, incentivaram, deram dicas, o que foi muito importante pra mim! Inclusive, uma delas me marcou em um post do curso da Resilia, o que só podia ser o destino. Então eu decidi me inscrever e tentar, afinal, não poderia perder essa chance! Poder participar do processo seletivo me fez me encantar de vez pela proposta como um todo e com a ligação dizendo que passei, decidi me jogar nesse desafio!

Quando iniciei o curso eu não tinha a menor ideia do que estava fazendo ali e comecei a achar que tinha sido loucura ter começado. Eu me via com uma bebê de 6 meses, sem nunca ter tido contato nenhum com programação, além daquela conversa nas escadas do teatro.

Mas enquanto os dias foram passando eu fui sendo cada dia mais acolhida. Acolhida na minha querida Turma 06, pelos facilitadores, monitores, equipe Resilia e todos os colegas da turma. A decisão de ter entrado ali começava a fazer sentido, cada pequeno progresso era motivo para comemoração e cada aula de soft skills um convite a mergulhar um pouco mais em mim mesma e ir entendendo a decisão de mudar de área, de entrar de cabeça nesse desafio tão intenso, ainda mais sendo mãe de primeira viagem.

Foi então que iniciou a Jornada Corporativa, nosso ponto de contato com as empresas parceiras da Resilia. Na nossa turma eu tive a oportunidade gigante de conhecer 4 grandes empresas, a Ebanx, Olist, Wtvision e a Globo. Achei engraçado ter bem na minha turma a Globo… Veja bem, Renata, atriz profissional, que ouviu incontáveis vezes “Nossa, já pensou você na Globo?”, “Já pensou em fazer novela? …”. Até eu brincava com os colegas da T6 que iria ser contratada como atriz e Dev lá… Aliás, fui além. Falei inúmeras vezes, brincando, que iria poder falar em breve “Mãe, tô na Globo, não do jeito que a gente imaginou, mas agora sou Global”.

E assim seguimos com os projetos de conclusão dos módulos, a reta final da Resilia que é ainda mais intensa. Então veio o último projeto, o mais intenso de todos, e eu não acreditava que estava concluindo o curso, que eu tinha conseguido. Nesse momento eu vivia um misto de tanta coisa que nem sei dizer!

Na mesma semana, a Hannah, responsável pela área de Empregabilidade da Resilia, me mandou uma mensagem avisando que o pessoal da Globo queria bater um papo comigo. “Oi?! A Globo?! Meu Deus… Alô, mãe?!”. E lá fui eu em um papo incrível, conhecer ainda mais a empresa dos meus sonhos. A surpresa de fato veio algumas semanas depois, com o convite de parte do time da Globo.

Agora eu mal consigo acreditar que o meu “SIM” veio logo da Globo! Justamente a Globo que era amor antigo e que em uma reviravolta da vida, em uma decisão que no início parecia loucura, me trouxe hoje pra essa novo desafio. Ao mesmo tempo em que eu estou nessa nova fase da minha vida, hoje eu vejo que as peças começam a se encaixar e tudo começa a fazer mais sentido.

Renata atua hoje como Desenvolvedora Jr. na Globo, empresa que acompanhou sua Jornada Corporativa e que ela chamou atenção desde o curso. É um membro ativo em nossa Comunidade de Resilientes, além de participar de lives no nosso perfil contando sua história. Como mulher e mãe em tecnologia, Renata inspira todos nós diariamente. E temos muito orgulho de fazer parte da conquista do seu sonho!

Renata Hortense é #Resiliente

Gostou dessa história? Compartilhe!

Também quer ter sua história de vida mudada pelo impacto da resiliência? Inscreva-se para uma de nossas Turmas em resilia.com.br!

E para + novidades, é só seguir a gente nas nossas redes sociais! @resilia.br

histórias de resiliência globo mulheres em programação

Você também pode gostar