30 de janeiro de 2023
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Mercado e Tendências
O que é gestão da diversidade?
Visto como a palavra da vez a “Diversidade” é muito mais que um nome. Atualmente, empresas líderes do seu segmento, que apostam em tendências e estão alinhadas ao contexto do seu tempo, tem prestado cada vez mais atenção e feito esforços para aplicar de verdade a diversidade no seu ambiente interno e externo. Atitudes e posicionamentos discriminatórios não tem mais espaço no ambiente profissional começando por ações de aprendizado, políticas de penalidade e conscientização.
No entanto, não basta apenas consolidar uma ação para dizer que tal organização é diversa. Essa prática vai além uma política ou de uma campanha em uma data específica. Ela é um conjunto de ações, mindset, aprendizados, posicionamento e diversos fatores que impactam diretamente na cultura empresarial.
Abordaremos no texto o que é a gestão da diversidade, quais são as boas práticas que sua empresa deve ter e como colocá-las em prática para estar alinhado com o momento atual da nossa sociedade. Boa leitura!
O que é a gestão da diversidade?
A gestão da diversidade é um conjunto de políticas, práticas e ações de uma organização destinadas a promover e valorizar a diversidade de características, como gênero, raça, orientação sexual, religião, idade, habilidades e pensamentos, entre outros, entre seus funcionários e clientes. Ela visa aumentar a inclusão e a equidade no ambiente de trabalho e melhorar o desempenho e a satisfação dos funcionários.
Antigamente, o mercado de trabalho era composto por homens brancos e heterossexuais. Com a globalização, aumento das mulheres no mercado e de pessoas de diversas etnias, o ambiente profissional começou a ganhar contrastes que até então não eram vistos. Com culturas diferentes coexistindo em um mesmo lugar, houve a necessidade de gerir essa multiplicidade de pessoas para que todas se sentissem pertencidas à organização da mesma forma.
E como colocar na prática?
Agora que você já sabe o que é a gestão da diversidade e qual a sua origem, vamos falar sobre como colocá-la na prática e no dia a dia da sua empresa.
- Políticas de contratação inclusivas: enfatize a diversidade nas descrições de cargo, crie vagas afirmativas e encontre candidatos diversos para as posições que não só estagiário, trainee ou júnior. Umas dos principais desafios atuais do mercado, é achar líderes e cargos de gerência suprido por pessoas diversas.
- Treinamento de sensibilidade: ofereça treinamentos sobre diversidade, inclusão e conscientização sobre privilégios para todos os funcionários. Comece a criar cartilhas, palestras e pequenos projetos sociais e de inclusão no empreendimento, assim como regras bem claras quanto a crimes de discriminação. Convide pessoas e empresas que tenham propriedade sobre o assunto para falar na sua empresa.
- Ambiente acolhedor: crie uma cultura em que as pessoas possam compartilhar suas opiniões, ideias e preocupações sem medo de julgamento. Reconheça e recompense o bom desempenho dos colaboradores, incluindo feedback positivo e oportunidades de crescimento profissional.
- Monitoramento e avaliação: monitore e avalie regularmente o progresso na diversidade da empresa e tome medidas para aprimorar ainda mais. Um bom exemplo disso é a pesquisa de clima, que pode te ajudar na hora de identificar se os colaboradores reconhecem o ambiente de trabalho como um lugar seguro, confiável e diverso. Se a empresa for muito grande e você não poder comandar todos os processos, deixe bem claro a postura que espera de seus líderes e chefes do RH em relação à diversidade e integração.
- Crie programas de capacitação para impacto social: uma das soluções que cada vez mais empresas com renome tem adotado é investir em pessoas que não necessariamente são do time de colaboradores, para mudar e impactar a vida delas através da educação. Na Resilia, trabalhamos com turmas com foco em diversidade, fazendo recortes de raça, gênero e socioeconômicos.
Com todas essas boas práticas, sua empresa irá se tornar um vetor de mudanças através da igualdade e contribuir para um mundo menos preconceituoso e discriminatório. E além disso, você terá vantagem competitiva, trazendo inovação e criatividade para o mercado. Os colaboradores também se sentirão mais motivados e engajados pois serão escutados e acolhidos, impactando diretamente na produtividade e crescimento do seu negócio.